quarta-feira, 16 de junho de 2010


Definições


O campeonato de som automotivo tem como finalidade avaliar o pico sonoro emitido pelo equipamento instalado no veículo pelo período de 30 segundos. Ganha aquele que atingir o maior pico na sua categoria. Existem 2 categorias principais, a de SPL (Sound Pressure Level), que mede a pressão acústica (db) dentro do veículo e a de trio elétrico, que mede a pressão fora do veículo.

As principais características técnicas são:
Categoria SPL; o pico sonoro é medido através da freqüência grave, ou melhor, pela batida do falante, que faz o deslocamento de ar dentro do veículo causando a pressão acústica. Os veículos são vedados pelos competidores para evitar que o ar comprimido saia por orifícios, como entradas de ar, perdendo rendimento. Quem assiste a medição de SPL fica surpreso, pois quase não sai som do veículo, por isso, são utilizadas torres luminosas para que o público possa acompanhar a medição.


Categoria Trio Elétrico; o público vai ver o equipamento e acompanhar melhor toda a medição, pois ela é feita a todo o volume com música da preferência do competidor, também durante 30 segundos. Por ser feito ao ar livre o rendimento do equipamento está situado nas freqüências mais agudas.
As categorias SPL e Trio Elétrico são subdivididas de acordo com a potência e quantidade do equipamento instalado.

Veja Regulamento abaixo
São premiados os 05 primeiros colocados de cada categoria.

Decibél (db), o que é isso?
O Decibél em homenagem ao pesquisador Graham Bell não é uma unidade como o metro, o segundo, pois um valor em dB deve sempre ser medido tendo um valor arbitrário como referência. Para o uso do Decibél na medição de pressão sonora o valor de referência é 0,00005. Assim 150dB=20.000.000.000 e 153dB= 39.905.246.299, aproximadamente 40.000.000.000 , o dobro de pressão sonora. Portanto, uma leitura de 3dB a mais significa o dobro do valor!